Fale conosco: Icone E-mail Icone Telefone Icone WhatsApp

Diabetes

Atualmente a diabetes vem se tornando a cada dia uma doença de maior importância no contexto mundial. Sabe-se que existem ao redor de 14 milhões de diabéticos no Brasil e que, aproximadamente, metade dessas pessoas desconhecem ter a doença. Mas como não saber?

Trata -se de uma epidemia silenciosa com poucos sinais e sintomas no início da doença. Com o passar dos anos, a diabetes começa a traçar formas como perda de peso, excesso de urina, sede intensa, tontura, fraqueza etc. É importante que o diagnóstico seja feito o mais rapidamente possível com a finalidade de diminuir as complicações que a mesma gera, como por exemplo, os eventos cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral).

De acordo com estimativas publicadas pela IDF (Federação Internacional de Diabetes), existem 415 milhões de diabéticos em 2015 no mundo e estima -se que esse número vá para 642 milhões em 2040.

Um outro dado preocupante é que a diabetes matou 5 milhões de pessoas em todo o planeta em 2015. Mais do que o câncer de mama, malária, aids e tuberculose juntos no mesmo período.

Cabe ressaltar que a obesidade deve ser prontamente combatida, já que 80% dos casos estão intimamente relacionados à diabetes, segundo IDF.

O ideal é que façamos nossa parte, ou seja, exames periódicos e visitas regulares ao médico. Mobilização dos governos e da sociedade são de suma importância para combate à epidemia, assim como a obesidade crescente em todo o mundo.

Autor: Dr. Hanna Fouad Saghié

Tags: