Orientação pós-operatória de cirurgia de amígdalas:
- Dor forte nos três primeiros dias é normal. Após esse período inicial o quadro melhora progressivamente, geralmente após o terceiro dia. É comum o paciente apresentar dor nos ouvido decorrente do processo inflamatório na garganta e do uso do abridor de boca que distende as articulações temporo mandibulares.
- Febre até 38ºC nos três primeiros dias é esperada e normal, normalmente sem necessidade de medicar.
- Hálito forte e placas brancas no local da cirurgia são decorrentes do processo de cicatrização e não significam infecção. Não é necessário uso de sprays ou gargarejos.
- Nos primeiros dias ingerir alimentos líquidos e, preferencialmente frios, pois favorecem a alimentação e previnem sangramentos (ex.: sorvetes, leite e sucos gelados, refrigerantes, gelatinas, mingaus, sopas geladas, purês, etc.). Tomar água frequentemente, principalmente as crianças, para se evitar desidratação.
- Não praticar atividades físicas e fazer o máximo de repouso possível, evitando locais muito quentes ou exposição ao sol. Isto previne sangramentos.
- No pós-operatório imediato é normal a presença de vômitos com um pouco de sangue. Sangramento contínuo e persistente deve ser comunicado ao médico.
- Caso tenha dor muito forte usar as medicações orientadas pelo médico.
- Crianças com dentes de leite moles tem a possibilidade de queda deles, durante a cirurgia, devido a utilização de abridor de boca que se apoia nos mesmos.