Fale conosco: Icone E-mail Icone Telefone Icone WhatsApp
X

Artigos

A Casa Perfeita para a Terceira Idade

Cada ano que passa, o brasileiro vem vivendo mais e com maior independência. Ao entrar na terceira idade, o maior desejo é continuar com uma vida ativa e produtiva, com qualidade, saúde e independência. Para tanto, pensar na adequação dos espaços é fundamental.

Para Rosana Gobetti (arquiteta consultora do Senior Concierge), alguns fatores são fundamentais ao se pensar em design de interiores para esse público; “é recomendável observar a fluidez na circulação entre móveis e ambientes, eliminando obstáculos, usar mobiliário com arestas arredondadas buscando evitar traumas e caso de acidentes, atentar-se a altura dos objetos de modo que fique fácil sua utilização e adotar armários com portas deslizantes e com todos os vãos bem acessíveis”.

Dessa forma, a casa ideal para a terceira idade, requer um design clean, ou seja, com ampla circulação, pouco ou nenhum desnível, pontos de apoio e muita iluminação. Tudo isso, visa trazer para a população uma vida mais ativa e gratificante em que “amadurecer” não se torna um pesar.

Um profissional da área de design de interiores pode desenvolver um trabalho único e personalizado para cada idoso, levando em consideração suas dificuldades e necessidades específicas e propiciando ao idoso bem-estar com maior segurança e conforto além de independência em sua residência.

Autor: Fernanda Meirelles Fávaro Saghié

Tags: