Fale conosco: Icone E-mail Icone Telefone Icone WhatsApp
X

Artigos

Efeito Sanfona

Depois de uma dieta bem sucedida, muitas pessoas acabam reganhando peso – um fenômeno muito comum chamado “efeito sanfona”. Pior ainda, são episódios repetitivos a cada ciclo de dieta. E a tendência é que a proporção de gordura corporal aumente ainda mais, correndo o risco de desenvolver a conhecida síndrome metabólica: diabetes, esteatose hepática não alcoólica e outras doenças relacionadas à obesidade.

Como relatado esta semana na revista Nature, pesquisadores do Weizmann Institute of Science têm mostrado, em ratos, que as bactérias intestinais – coletivamente denominados microbiota intestinal – desempenham um papel inesperadamente importante no reganho de peso pós-dieta, e que isso poderia ser evitado, ou tratado, alterando a composição ou a função do microbioma.

O estudo foi realizado por equipes de pesquisa lideradas pelo Dr. Eran Elinav, do Departamento de Imunologia, e pelo Prof. Eran Segal, do Departamento de Ciência da Computação e Matemática Aplicada. Os pesquisadores descobriram que, após um ciclo de ganhar e perder peso, todos os sistemas (dos ratos) do corpo estavam totalmente revertidos para o normal – exceto o microbioma. Durante cerca de seis meses após a perda de peso, ratinhos pós-obesos mantiveram uma microbiota anormal.

O que acontece, segundo os pesquisadores, é que os camundongos obesos, depois de uma dieta bem sucedida, e perda de peso, retém uma” memória do microbioma da obesidade anterior, e este acelerou a recuperação do peso, quando os ratos foram colocados de volta em uma dieta de alto teor calórico ou comeram alimentos regulares em quantidades excessivas.

Sobre o estudo: Saiba mais

Tags: