Muita luz e história no lar do casal maduro
Reforma deixa apê com a cara dos proprietários
Chegar à terceira idade não afetou o gosto do casal de proprietários desse apartamento por modernidade e descontração. Diferente de uma família mais jovem, eles tinham um trunfo: uma coleção de lembranças alimentada por anos de viagens a trabalho pelo Brasil e exterior.
Por isso, quando os filhos saíram de casa, os dois encomendaram à arquiteta Bianca da Hora uma decoração capaz de valorizar os objetos que contam a história de suas vidas. A profissional e sua equipe criaram uma paleta de cores neutras e luminosas. Assim, os tons vibrantes vêm da coleção e do mar lá fora – de frente para a Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, o lar tem uma vista maravilhosa.
“Deixamos o ambiente bem iluminado para que os itens sobressaíssem”, conta Avner Posner, coordenador do projeto assinado por Bianca. “O branco combina com tons de madeira, o que dá destaque às peças rústicas. Colocamos as cores nas almofadas, pufes e objetos de decoração”, explica. Outro cuidado foi destacar as peças maiores.
Assim, as máscaras africanas receberam espaço nobre na sala de jantar. O marido, antropólogo, ganhou todas de presente e as guardava na casa de praia. Seu formato alongado parece ampliar o pé-direito. O piso de tacos do hall de entrada foi substituído por mármore. Em troca, o ambiente ganhou uma pesada porta, vinda da fazenda da avó da esposa, além de um baú de couro, comprado na cidade histórica de Tiradentes (MG).
Na sala de estar, móveis de design nacional, comprados na Galeria 021. É o caso da mesa de centro, Bossa, criada por Bruno Faucz. As personalidades diferentes do casal são contempladas na planta. “Ela gosta de receber muita gente; já ele é mais reservado”, conta Posner. Assim, o marido tem um escritório de leitura, onde pode relaxar cercado por seus livros, enquanto a esposa e suas visitas aproveitam a vista da sala.
A marcenaria desenhada pelo escritório garante que a casa tenha a cara da dupla. A estante branca com detalhes ripados no living dá leveza e destaca os objetos coloridos. A sala de TV e a parede do corredor ganharam paineis feitos com a reutilização do piso do hall de entrada. Uma mesa na cor amarela traz calor à cozinha. É ali que o casal se encontra para boas conversas.
—
Fonte original: Saiba mais